h1

Possível redução de impostos para games em Janeiro

22 de janeiro de 2013

Olá V.M. Gamers,

Durante o Fórum Nacional de Comercio de Games do Brasil foi feito o anuncio desta provável redução nos impostos de nossos queridos “tiradores de sono” :p

Moacyr Alves (Criador do projeto Jogo Justo) defende a redução de impostos dos jogos eletrônicos e consoles no Brasil e para isso, destacou no debate os planos Brasil Maior e Brasil Criativo.

Brasil Maior

Para a área de jogos, foi imposto a redução de taxas sobre importação e do IPI, o pedido inicial era a redução para 5% em ambos os impostos, porém, o programa conseguiu a redução de apenas 2% de juros em cima dos preços dos jogos eletrônicos.

“A segunda leva de produtos que participam do plano Brasil Maior entrará em vigor agora em fevereiro, e podemos ter já uma diminuição nos preços para o consumidor final. Não é algo certo, pois existem vários outros produtos em discussão no mesmo plano, como a indústria audiovisual, mas nos foi garantido que games teriam maior prioridade”, diz Moacyr

Brasil Criativo

O plano Brasil Criativo é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa incentivar a criatividade dos brasileiros.
Moacyr Alves enfrentou resistências por parte dos outros “debatentes” por incentivar o mercado de jogos eletrônicos no Brasil.

“Uma pessoa apontou o dedo para mim e disse que jogos eram coisas de criança. Eles nem queriam que nossa área entrasse no debate”

No plano Brasil Criativo, Moacyr Alves quer a redução das cargas tributárias sobre as placas de vídeo, mas muitas barreiras tentam impedir suas ideias.

O cenário atual

O cenário do Brasil em relação a games eletrônicos é meio caótico, onde games são taxados em até 124%, e como sempre, estes custos são passados ao comprador final (nós).

De acordo com o Ibope, 23% dos brasileiros são jogadores (gamers viciados :D), em outras palavras, são apenas 45,2 milhões de viciados com insônia!!

O mercado brasileiro de jogos em 2011 movimentou R$840 milhões, representando o 4° maior mercado de games do mundo, 2º maior da America Latina (De acordo com a consultoria PricewaterhouseCooper – PwC).

Então queridos leitores, preparem-se, estamos evoluindo!!!

Fontes:  Folha,  Baixaki Games, Tecmundo

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: